sábado, 10 de outubro de 2009

Seja Bem Vindo

Este blog foi criado com a intenção de reunir uma coleção de "filmes emocionais", ou seja, que despertem no expectador algum sentimento que se imprima no endoexame não invasivo mais comum na busca da forma do caminho das informações no cérebro, no caso o fMRI, ou Ressonância Magnética Funcional.

O grupo de pesquisa surge em 2008, é composto por cientistas e artistas, e tem quase o mesmo objetivo em comum: analisar o comportamento humano perante fenômenos estéticos, com diferentes propósitos.

De certa forma tanto o cientista como o artista buscam a cura, e acreditam na eficácia de sua produção quanto às infindáveis possibilidades de mudança. Acreditamos na transcendência, e na construção através da instrução. A razão do blog é que qualquer pessoa interessada possa acompanhar nosso estudo, esperamos que seja bastante proveitoso.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

sobre a seleção destes vídeos

Selecionei todos estes vídeos no youtube, uma "garimpagem" que relaciona Arte, Religião e Superação. É interessante perceber a Arte dentro dos rituais religiosos e o Sagrado dentro de performances artísticas. O apêndice Super Homem reitera a extrapolação do convencional, revela a insatisfação do Homem com o que é confortável, comum, e restrito.
São vídeos que expressam a natureza protetora do Homem com relação a suas crenças e gostos pessoais.
Tanto a Arte quanto a Religião ganham uma importância que extrapola as leis e as regras, protegendo o que é do interesse próprio e atacando o que não é de sua própria crença.
Arte atrai e repele. Há aficcionados e os que detestam, temem, destroem.
Religião, quando aderimos a uma nos fechamos para todas as outras.
Quando um novo regime é instaurado em um território, destrói-se a arte dos ancestrais.
Em toda religião vemos arte, seja nas roupas, nos objetos, cantos, intenções de propagação através da imagem.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

sobre tamanho de suporte e som

No exame original por mim experimentado, o estudo de neurociência do qual participei, a tela onde era projetado o video era grande mas isso não importa muito desde que a distância entre a tela e os olhos do expectador esteja em proporção ideal.
O som, sugiro que seja por microautofalantes inseridos nas orelhas, protegidos pelo abafador de som, visto que a máquina de ressonância produz um som constante e de alto volume.